Viver a vida- Luciana e Helena fazem as pazes


Enquanto estão entre os demais convidados do jantar – e os recém-incorporados Gustavo e Alice – Helena e Luciana procuram disfarçar as tensões e evitam maiores contatos entre elas. Entre drinques e quitutes, a conversa rola solta, animada, em pequenos grupos espalhados pela sala. Só Luciana parece alheia. Sem que percebam, então, ela sai e vai se sentar sozinha noutro canto. Helena vai atrás, já notou o esforço que Luciana está fazendo para disfarçar seu desconforto. “Será que um dia você vai me aceitar como mulher do seu pai?”, diz assim que senta ao lado dela. Luciana reage e confirma: "Não quero parecer falsa". Pra ela, quem está sendo falsa é Helena: “Está muito esfuziante... Você não é assim, está representando”. Helena não nega, mas justifica-se com sinceridade surpreendente: “Estou nervosa... Você me deixa insegura”.

A partir dali, a conversa acontece na base da franqueza absoluta. As duas expõem seus pontos. São pessoas do bem. Helena afirma amar Marcos de verdade, mas entende que Luciana tenha ciúmes do pai. Luciana fala das dificuldades do relacionamento de Marcos e Tereza, da vulnerabilidade sentimental do pai e entende que Helena veio para preencher um vazio na vida dele.

Verdade
De repente, Marcos aparece, vê as duas e vê também como Luciana está mais leve e tranqüila. Então, ele se senta no meio delas e com um sorriso enorme, declara: “estou entre as duas mulheres que mais amo na vida”. Não está mentindo.

0 comentários: